quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Artigo sobre Jorge Fernandes Cardoso

Escrevi um artigo sobre a perda do meu grande amigo no último dia 04 de fevereiro e foi destaque no Jornal Timoneiro na página 07, de 12 a 18 de fevereiro. Confira na íntegra:



JORGE FERNANDES CARDOSO

No começo da década de 80 conheci um moço, paraplégico, com seus dois filhos, com olhos inquietos e assim como tantos outros companheiros, naquela época, sem vislumbrar um caminho. Estava ele na sua cama, com amargura e sem saber ainda o que queria e se poderia fazer alguma coisa na vida.

Foram muitas visitas ao já amigo que morava com os pais. Aos poucos fui sentindo que eu estava conhecendo uma grande figura humana, um espiritualista, um sonhador. O nosso movimento ainda era iniciante, as pessoas com deficiência não tinham direito algum. 
Começamos a fazer parte da FCD – Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes, observem a palavra “doentes” era assim que éramos chamados na época.

A realidade que se tinha era de companheiros deficientes físicos que vinham de Porto Alegre, vender balas em suas cadeiras de rodas em Canoas, era a sobrevivência pela piedade.

Foi quando surgiu a ideia de formarmos uma Associação de Deficientes Físicos em Canoas, A ACADEF, com a finalidade de congregar os companheiros deficientes físicos e torná-los sujeitos ativos de suas histórias.

O que tínhamos então? Só um sonho, uma vontade de construir e fazer a nossa parte. E o Jorge Fernandes Cardoso personalizou muito bem este momento, tornando-se o presidente e líder da associação em Canoas.
Foram anos de muito trabalho e luta a perseguir aquele sonho, o sonho dos marginalizados e discriminados que só queriam serem iguais.

E hoje o que é a nossa ACADEF? É o resultado de um sonho, do tamanho do coração de um homem chamado Jorge Cardoso. Canoas perdeu um grande homem, nós perdemos um amigo, uma referência e sem sombra de dúvidas um grande administrador, que soube conduzir nossa entidade até aqui, com seu coração e com a intensidade que requeria a nossa ACADEF.

E este sonho não pode parar tem que continuar mais forte, porque este é o desejo e a vontade do grande líder. Jorge Fernandes Cardoso, muito obrigado pela tua luta e pelo teu trabalho. A semente que tu ajudaste a plantar seguirá com a tua lembrança e colhendo os frutos do teu empenho e esforço. O sonho não morrer.



                                                                       Ivo Lech
                                                                       Vereador e fundador da ACADEF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário